1º dia de Viagem no "NMT Creoula"
Diário dia 18 de setembro de 2015 (e fotos)
Algures na madrugada, levantámo-nos e fomos para a Escola, onde nos encontrámos para dividir transportes.
07:00 h – alguns pais despediram-se dos filhos (talvez com pena de não embarcarem também…).
09:00 h – Embarque no “NMT Creoula” (ainda com hipótese de fuga) e “briefing” com o Comandante e o Imediato sobre Normas de Segurança e Embarque.
10:00 h – Largada: Marinheiros perfilados no convés, soltas as amarras e com Lisboa à luz de setembro, vamos pelo Tejo abaixo, rumamos para Norte, para as Berlengas. Logo depois estivemos a arrumar os cabos de amarração (safar cabos).
10:30 h – Instalação: conhecemos os “cantos à casa”. Já há algumas “caras pálidas” pois a ondulação não perdoa. Entretanto, há que ajude a preparar o almoço.
11:00 – Agora é hora de “puxar” que as velas são pesadas, os cabos enormes e o vento contraria o içar das velas, seguindo-se o safar desses cabos.
12:00 h – Uns almoçam. Outros, mesmo sem terem almoçado já “desalmoçam”. Outros ainda, servem o almoço e lavam pratos.
14:30 h – À hora da sesta, e para “quebrar a quebra”, o Exercício de Abandono de Navio (para sabermos para que Balsa nos dirigirmos e o que fazer).
15:30 h – Início do espetáculo de 40 min. de uma família de golfinhos.
16:00 h – Iniciaram-se os “Quartos”. O 1º grupo está em serviço até às 20:00 h. Os restantes descansam ou dormem.
19:15 h – Inicia a hora de jantar. Primazia para o grupo que vai entrar de “Quarto” das 20:00 às 24:00 h.
22:00 h – Silêncio.
Serviços a efetuar pelos Instruendos:
Adjunto Operacional (Serviço à Ponte de Comando);
Adjunto ao Contramestre;
Adjunto ao Leme;
Adjunto ao Vigia;
Adjunto ao Ronda;
Adjunto ao Rancheiro;
Adjunto ao Faxina.