Dia da "Marinha do Tejo" 2015

22-06-2015 22:26

No passado dia 13 de Junho, Comemorou-se o “Dia da Marinha do Tejo”, com a concentração na Praça do Comércio, junto ao Cais das Colunas. Além de entidades oficiais, estiveram presentes 45 embarcações típicas do Tejo e registadas na “Marinha do Tejo”, fragatas, varinos, faluas, canoas, e catraios.

A “Marinha do Tejo” remonta a 1860 quando os pescadores e marinheiros que viviam nas margens do Tejo, se uniram e impediram a Invasão de Lisboa pelos franceses quando desciam o Tejo, obrigando-os a retirar.

Fazem parte da “Marinha do Tejo” as 63 embarcações, proprietários e arrais que se encontram registados no livro da “Marinha do Tejo”, que é mantido no Museu da Marinha, o seu Polo Vivo e proprietario da canoa "Boneca", cujo arrais é o prof. Carlos Costa, também presente nesta comemoração..

O Museu de Marinha, os proprietários das embarcações típicas do Tejo,lutam há muitos anos pela preservação da identidade sociocultural e património tecnológico das populações ribeirinhas do rio Tejo, entre os quais o historiador Dr. Carvalho Rodrigues.

Contactos

Diário de Bordo "ESTE MAR"

Rua das Escola Secundária de Carcavelos! 95
Carcavelos
2779-510 Carcavelos

214530350