Viagem no NTM “CREOULA”

16-06-2015 21:40

A saída no NTM “CREOULA” terá lugar nos dias 18,19 e 20 de Setembro de 2015.

A lista de embarque conta com 43 alunos e 9 professores inscritos, de forma equitativa, pelas três Escolas participantes, nomeadamente, a Escola Básica e Secundária de Carcavelos, Escola Secundária de S. João do Estoril, Escola Secundária de Cascais e Escola Secundária Quinta do Marquês. Estes alunos e professores integram a Escola de Atividades Náuticas de Cascais (Desporto Escolar) e o projeto “Este Mar”.

O “Creoula” é um lugre de quatro mastros. Construído para a pesca do bacalhau no início de 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa, para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efetuou ainda nesse ano a sua primeira campanha da pesca do bacalhau.

As obras-vivas a vante, com particular destaque para a roda da proa, tiveram construção reforçada uma vez que o navio iria navegar nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia. Até à sua última campanha em 1973, o navio possuía mastaréus, retrancas e caranguejas em madeira.

A navegação no Creoula tem por objetivo náutico o treino de mar. Os alunos, organizados por quartos, desempenharão, a bordo, todas as tarefas de marinharia, governo e navegação.

Sexta-feira, 18 de Setembro, largaremos do Alfeite e, se tivermos boas condições atmosféricas e de mar, rumaremos, à vela, até às Berlengas. Em alternativa, para condições de mar menos boas, navegaremos até Sesimbra.

Mais informação sobre o NTM "Creoula" em:

https://www.marinha.pt/pt-pt/meios-operacoes/armada/navios/veleiros/Paginas/NTM-Creoula.aspx

Bons Ventos.

Contactos

Diário de Bordo "ESTE MAR"

Rua das Escola Secundária de Carcavelos! 95
Carcavelos
2779-510 Carcavelos

214530350